• SUPORTE AO CLIENTE - 41 3091.6100
  • CONSULTOR CURITIBA - 41 3091.6120
  • WHATSAPP - 41 99842.9217
  • setembro

    23

    2019
  • 629
  • 0
Use a sazonalidade dos alimentos a seu favor

Use a sazonalidade dos alimentos a seu favor

Hoje é o primeiro dia da primavera, o nome vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”, colocando-a como uma introdução da estação seguinte, cujas características são mais marcantes. Com a mudança da estação, é importante se atentar para a sazonalidade dos produtos que serão usados em seu cardápio.

O termo “sazonal”, indica uma relação com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. A sazonalidade é uma característica natural de todos os vegetais, está relacionada à época em que o cultivo rende frutos naturalmente, sendo colhidos exatamente no tempo certo, o que proporciona um sabor melhor e preço mais acessível, além de terem uma maior concentração de nutrientes.

Alguns restaurantes utilizam cardápio rotativo, mantido por muito tempo da mesma forma. O que pode facilitar no planejamento, na hora da produção pode tornar o processo complicado, desde a compra de ingredientes até a qualidade e sabor do item.

E se utilizarmos os alimentos da época? Além de ter refeições mais saborosas, o custo do serviço certamente irá diminuir. Para preparar seu cardápio usando a sazonalidade a seu favor e sem parecer que é uma atitude sem planejamento nenhum, preparamos algumas dicas:

  • Procure se informar sobre quais alimentos estão prontos para o consumo em quais épocas do ano. Organizações como o CEASA e a CEAGESP disponibilizam listas das frutas e verduras e suas respectivas épocas
  • Não adianta colocar no seu cardápio que a sobremesa é uma fruta da época. Saiba qual é a fruta ou legume da época e já ofereça com uma receita. Por exemplo: purê de mandioquinha na primavera, farofa de banana no verão, suco de maracujá no outono e mexerica no inverno.
  • Na primavera, os alimentos da época são: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, escarola, repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

Planejando um cardápio com antecedência, você aliará menor custo com uma refeição saborosa e de qualidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu Comentário será publicado em até 24 horas.

Todos os direitos @GenialNet 2019